sábado, 10 de outubro de 2009

Ponferrada


Estamos em Ponferrada.
São duzentos, duzentos e dez quilômetros pra chegar em Santiago, por aí.
Isso quer dizer que já andamos aproximadamente 600km. Sim.

Muitos ficaram pra trás. Muitos parecem vir pela frente. Ontem, dormimos em Manjarin, o que quer dizer: sem banho, sem banheiro, uma cidade medieval destruída e um albergue de pé, com alguns dos últimos cavaleiros templários a fazer uma cerimônia às dez pras oito da noite e às dez pras oito da manhã, com espadas em punho e rezas pra Nossa Senhora, pra paz mundial, pro bem dos peregrinos e pra tudo dar certo com dois brasileiros desavisados sem guia e sem mapas que chegaram lá com alegria pra espalhar.

Minha amiga de La Rochelle já havia me advertido: é impressionante a distância. Do nosso jeito pro jeito europeu, principalmente. Se alguma coisa está boa, o certo, o natural aqui é dizerem: "pas mal", "not bad", ou seja, "não está mal". Como diz minha amiga australiana, é interessante você dizer todo o tempo: "great!!!" ... Somos assim, eu e meu amigo Ramiro, bem brasileiros, bem alegres. Já é comum encontrarmos peregrinos que não conhecemos que nos chamam pelo nosso nome: "ah, disseram que são os peregrinos mais engracados do caminho..."
Ou seja, interessante "alegria" ser confundida aqui com "graca". Interessante, pra não dizer, triste. Mas por outro lado, bacana. Faz com que vejam um lado pouco sacudido por aqui. Vamos ver o que virá pela frente. Sem dúvida, queremos que seja algo alegre e, quem sabe, até engracado... com uma pitada de brasilidade, é claro!
Bê.

3 comentários:

  1. O importante é ser feliz!....alegria sempre! Pelas minhas contas já passaram por Nanuque!....sorriam vcs estão na Bahia! Sem rima mas sincero! Aproveitem!

    Lê: Tio Bê estamos com muitas saudades e puxa.... Já andou um tantão!!! Que aventura!! Adoramos vc. Bjocas no nariz. Lê e Bárbara, a sobrinha orgulhosa!!!

    ResponderExcluir
  2. E aí, alguém levou uma pedrinha de Roncesvalles prá deixar na Cruz de Ferro?!?
    Bjos e ânimo!!!

    ResponderExcluir
  3. Com alegria a gente consegue muita coisa.
    Aproveitem que amanha é o dia das crianças e "saltitem" até Santiago.
    Cantem, brinquem, divirtam-se e deem boas gargalhadas!
    Um ótimo dia das crianças pra vcs! ;)
    Beijos!
    Quel

    ResponderExcluir