terça-feira, 22 de setembro de 2009

Meus ombros dóem


Estamos em João Monlevade. Bom, estaríamos, se estivessemos indo pra Alcobaça, BA à pé.

Chegamos a Estella, passamos pelo Monastério de Irache (Iratxe) e vamos pousar um pouco depois, aqui em Ayegui.



Hoje andamos de 29 a 31km, aproximadamente.



Nas Bodegas de Iratxe, fomos premiados com um lanche bacana: pan, boquerones apimentados, queso manchego, vino - que é servido em uma fonte ao lado da fonte de água, cortesia da própria vinícula -, e frutas secas. Muito bom... Infelizmente não há como postar hoje nenhuma foto, depois postamos, em outra parada...



O sol veio pra ficar, parece. Cozinhou a moleira, chicoteou quem andava pelo caminho. Nos rostos, o sol imprimia rugas. O cenário não foi dos mais belos hoje, mas tivemos grandes surpresas boas, como o bate papo com o Pastor de Ovelhas Pedro Mário e seu cachorrinho simpático. Ele reclama que seu filho advogado (lembrei dos filhos advogados dos pastores de ovelha do Brasil...) não tem serviço. A Espanha está em crise.



Foi bom repartir parte do caminho com as Australianas Angela e Luci, e a sueca (acho) Sarah. São novas amigas peregrinas, que, como os demais, não sabemos onde estão neste momento. Cada um faz o seu ritmo e seu caminho. Elas, junto com Pepe, a reencarnação de Raul Seixas, o cachorro preto citado por Paulo Coelho em Diário de um Mago, o mineiro Bruno, a paulista japa Erika, as canadenses Jessica e Elizabeth e os israelenses Ruth e Roee são nossos amigos temporários.

- É, Tití, as gatas definitivamente, foram peregrinar em Ibiza..., concluiu o Ramiro.

Meus ombros dóem. Carrego muito peso. Nove quilos, no total. 8,6 na mochila e mais uns 400g, aproximadamente da bolsa de mão. Eu deveria ter jogado a metade das coisas fora, como o Ramiro, mas sou mais apegado às coisas. Todas, certamente. Mas até Santiago, talvez aprenda algo. Carregar o peso do mundo, mesmo que seja o meu, tem sido um fardo hercúleo para quem não é dos mais fortes. Mas tenho uma faixinha verde na cabeça que me faz seguir adiante. Ela me foi dada pelo meu maior exemplo de superação e força de vontade. Esta faixa vai me fazer chegar com ou sem ombros a Santiago. Tento dar uma polida no meu cajado e inscrevo/escrevo nele motivos pra chegar. Um coração, as iniciais dos meus pais, da minha irmã, a cruz, símbolo de Santiago. O que mais vou escrever? O caminho me sopra e eu escuto. Hoje, por falar nisso, encontramos com nossos dois anjos da guarda. Mas isso é outra história.

3 comentários:

  1. Lindoooooo, coloca PL no cajado,vc vai ver como vai te animar...rs. Te extraño,te amo y te espero,menino bonito....ainda mais com essa bandana verde, esse casaco laranja fosforescente e cabelinhos revoltos...ta demaaaaaais!!!e volta logo porque eu nao aquento mais sofrer com esse blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha... Comédias de uma vida nada privada! Haja cajado prá escrever tanto nome de mulher - acorda!!!

    ResponderExcluir
  3. Quero saber a história do anjo da guarda depois..rs...bjos Ciça

    ResponderExcluir